SANTÍSSIMA TRINDADE


“A GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO, O AMOR DO PAI E A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO ESTEJAM COM TODOS VÓS”

(2Cor 13,13)

Olá, amigo Sentinela da Manhã! Neste Domingo, uma pergunta está me martelando os ouvidos! E espero que martele nos seus também:

Terá alguém experimentado um amor maior do que o de nosso Deus? Na verdade, a Solenidade de Hoje nos convida a olhar para trás e a perceber o amor de um deus Deus que nos salva! Hoje não é dia de quebrar a cuca pra tentar entender como Três Pessoas são Um só Deus! Hoje você e eu somos convidados a experimentar o abraço de um Deus que não cabe na caixola humana!!! Somos chamados a olhar desde o mistério do Natal – espera e realização da Encarnação; desde o anúncio e realização do Reino em Jesus; desde o arrependimento, penitência e reconciliação quaresmal; desde a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor; desde sua manifestação como Ressuscitado em nosso meio; desde o envio do Espírito Santo como plenitude dos dons pascais. Somos convidados a nos perguntar:

Terá alguém experimentado um amor maior do que este que nós experimentamos?

 

“Terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez diante de teus próprios olhos?” (Dt 4,34).

Em nosso bate-papo semanal, eu convido você, amigo jovem, a sentir como nosso Deus nos abarca em seu amor e nos cerca de carinho, num abraço que vale por três: na pessoa do Pai Ele nos cria, conduz e sustenta; na pessoa do Filho Ele se faz um de nós, assume nossa natureza, nos salva pela cruz e ressurreição; na pessoa do Espírito Ele nos congrega na Igreja, nos faz filhos adotivos do Pai de amor e misericórdia.

Terá alguém experimentado um amor maior do que este?

 

Ninguém pode nos amar com um amor maior do que o nosso Deus nos ama! Nem outros seres humanos: políticos, poderosos, astros ou estrelas de TV, demais pessoas, até mesmo nossos amigos e familiares – todo amor humano é limitado, só o amor de Deus é infinito! Nem bens materiais: deuses de outras religiões, planetas do horóscopo, dinheiro, riquezas, terras, bens – toda segurança terrena sucumbe, só nosso Uno e Trino Deus assegura para sempre nossa existência! Nem prazeres: sexo, drogas, alimentação, TV, diversão, esportes – todo prazer terreno pode escravizar, somente Deus nos dá prazer eterno.  Não há deus como nosso Deus. Ninguém nos poderá fazer felizes como Ele nos faz.

Terá alguém experimentado um amor maior do que este?

 

“…inefável mistério…” (Oração do dia)


Não! Ninguém jamais pode experimentar um amor maior do que este!

 

Um amor que é mistério porque não cabe nas palavras humanas. É mistério porque, em primeiro lugar, deve ser visto, falado, contemplado com muito respeito, pois não nos pertence. Celebramos a revelação de uma intimidade de Deus. E que Deus mesmo levou milênios para mostrar. Nós mesmos jamais poderíamos descobrir tal mistério, pois é impensável. Não é obra de nenhum teólogo, de nenhum santo padre, de nenhum grupo de estudos. É mistério revelado; mistério que nos diz: DEUS É COMUNHÃO DE PESSOAS – DEUS É TRINDADE – DEUS É AMOR COMUNITÁRIO!

E se é mistério, deve primeiro ser amado, louvado e reverenciado. Nós, ocidentais, temos a mania de tudo querer explicar! Hoje não é dia pra isso! Não procure, amigo Sentinela da Manhã, entender o “quebra-cabeças do 3 em 1”. Celebre o imenso amor de Deus, que revela sua profunda comunhão conosco e nos faz partícipes desta mesma comunhão. Celebramos a novidade de ter UM DEUS QUE É COMUNIDADE DE AMOR.

“Acolhe-nos como propriedade tua” (Ex 34,9)


Não! Ninguém jamais pode experimentar um amor maior do que este!

Um amor tão grande que nos abarca totalmente! Até mesmo em nossa mais terrível fraqueza! E Moisés é testemunha disso! Ele o chama “Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel”. (Ex 34,6). Essa prece aconteceu logo depois de o povo ter traído o Senhor construindo um bezerro de ouro e adorando-o como um deus. Moisés confia na misericórdia de Deus, que não falha e nem abandona o povo pecador, mas perdoa-o.
 

E este é um dos pontos fundamentais da pregação de Jesus! DEUS É PAI. Não é um Deus distante, mas um Deus conosco, um Deus fiel, um Deus que se preocupa com seus filhos. E preocupa-se tanto que não quer estar distante, mas quer ser presente, ser presença. E nos toma para si… E ao fazer isso, assume nossa fraqueza, nossa pequenez e se faz HOMEM. Ser humano como nós, em tudo igual a nossa humanidade. É o Deus Conosco – Emmanuel: JESUS CRISTO. Ele nos salvou assumindo nossa dor na cruz, e ao ressuscitar dos mortos nos elevou consigo ao mais alto dos céus. E para perpetuar na história essa sua salvação, quis permanecer sempre conosco, apesar de não estar mais aqui com seu corpo glorioso. Para permanecer, deixou alguém… Alguém que pode estar em tudo, porque é autor de tudo. Alguém que derrama o amor de Deus porque é o próprio amor de Deus: o ESPÍRITO SANTO. Ele é o elo de união entre o Pai e o Filho, por isso nos une em si e nos leva consigo pra dentro da comunhão trinitária e nos faz partícipes da vida de Deus. Temos um Deus que nos tomou para si como propriedade sua. Somos dele. Ele nos abraça e nos envolve por detrás e pela frente. É O DEUS COMUNHÃO, QUE NOS CHAMA À COMUNHÃO E NOS FAZ COMUNHÃO…

Para sermos como ele…


Não! Ninguém jamais pode experimentar um amor maior do que este!

 

Porque o mesmo Deus que nos ama, nos transforma em amor com Ele! Ter como Deus a Trindade Santa é um dom e uma tarefa! Se Deus é Comunidade de Amor, tudo o que vem dEle – toda a obra da Criação – é também Amor. Na verdade, AMOR EXIGE AMOR. O Discípulo de Jesus – você, Sentinela da Manhã – deve refletir em seu rosto as MARCAS DA TRINDADE!

E nosso Deus Uno e Trino é RADICAL UNIDADE: ou seja, nele tudo é uno! O discípulo de Jesus é promotor de unidade. Jamais exclui alguém por ser diferente, por pensar diferente ou até mesmo por crer diferente. Não precisamos concordar com todo mundo… Mas precisamos amar a todos, independente de como pensem ou se comportem. Chega de divisões na Igreja, entre os cristãos e no mundo. Deus nos convida a uma colaboração cada vez maior a fim de dirimirmos nossas divisões!

Mas nosso Deus é também RADICAL DIVERSIDADE: ou seja, nele há total pluralidade. O discípulo de Jesus é o valorizador da riqueza, da pluralidade e da diversidade. Jamais procura fazer dos outros uma cópia de si mesmo! Chega de radicalismos e de unilateralismos em nosso meio. Na Igreja há lugar pra todo mundo. Por isso ela é católica. Como é triste perceber comunidades cristãs que se fecham a este ou aquele movimento eclesial ou nova forma de vida cristã. Deus é plural, a sociedade é plural, por isso também a Igreja deve ser plural. É a marca do Deus Trindade deixada nela!

Reunidos para celebrar um amor que não tem fim! 

O mistério da Trindade não pode ser entendido, mas pode ser adorado. Na Eucaristia celebramos o amor de Deus que nos toma para si e nos salva. Glorifiquemos nesta Eucaristia e na nossa vida o profundo amor de Deus que se revela PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO COMO ERA NO PRINCÍPIO AGORA E SEMPRE. AMÉM!

PE. ALEXSANDER CORDEIRO LOPES
Vice-Reitor do Seminário São João Maria Vianney
Assessor do Setor Juventude Curitiba

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 3 outros seguidores

  • Postagens & Páginas mais populares

  • Visitantes

    • 2,861
  • Tags

  • junho 2011
    S T Q Q S S D
    « abr   set »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  • IGREJA VICARIAL

  • Belo Campo

  • Cândido Sales

  • RSS Feed desconhecido

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Mais Acessados

    • Nenhum