Comunidade católica em festa na Ordenação Episcopal de Monsenhor João Santos Cardoso

A comunidade católica de Vitória da Conquista celebrou com muita festa, na manhã deste domingo (12), a Ordenação Episcopal de Monsenhor João Santos Cardoso. A Arquidiocese de Vitória da Conquista e a Diocese de São Raimundo Nonato ficaram a cargo da Celebração Eucarística que aconteceu às 09h00, no Ginásio de Esporte Raul Ferraz. Daqui a alguns dias, o então ordenado Bispo segue para a cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí.
Monsenhor João Cardoso foi nomeado bispo da Diocese de São Raimundo Nonato no dia 14 de dezembro do ano passado. Ele sucede Dom Pedro Brito Guimarães nomeado arcebispo da Arquidiocese de Palmas no estado do Tocantins em 2010.
Filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos, Monsenhor João Cardoso iniciou sua formação em Dário Meira, tendo concluído o bacharelado em Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas em Teófilo Otoni (MG) e o bacharelado em Teologia no Instituto de Ilheús (BA). Dentre suas graduações, também inclui Licenciatura em Filosofia no Centro Universitário da Assunção (UNIFAI) SP; e o mestrado e doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itállia.
Monsenhor João Cardoso foi ordenado sacerdote da Arquidiocese de Vitória da Conquista em 1986, e nesta mesma Arquidiocese exerceu vários ofícios e ministérios. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças da cidade de Vitória da Conquista; Professor e Diretor do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias; Membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral, do Conselho de Formadores e do Conselho Pastoral Arquidiocesano; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; Vigário Regional do Vicariato São Lucas e Representante do Clero no Conselho Regional dos Presbíteros (CRP).
Além de suas atividades pastorais e religiosas, Monsenhor João Cardoso foi professor de Filosofia e Ética na FTC (Vitória da Conquista, 2003-2007), professor de Filosofia na Faculdade Juvêncio Terra (Vitória da Conquista, 2005-2009), presidente da Fundação Edvanda Maria Teixeira, e, desde 2005, é professor adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui artigos publicados na área de Filosofia e Ciências Humanas em periódicos, obras coletivas, anais de congressos, colóquios e simpósios.
Por Rubens Freitas
Foto: Zé Silva.
*Com informações da Arquidiocese de Vitória da Conquista.
Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 3 outros seguidores

  • Postagens & Páginas mais populares

  • Visitantes

    • 2,861
  • Tags

  • fevereiro 2012
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829  
  • IGREJA VICARIAL

  • Belo Campo

  • Cândido Sales

  • RSS Feed desconhecido

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Mais Acessados

    • Nenhum