Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB

Pastorais da Juventude do Brasil – Regional Nordeste 3 – Bahia/Sergipe



“Pra se dançar ciranda juntamos mãos com as mãos…

Formamos uma roda cantando uma canção…

Essa ciranda não é minha só… ela é de todos nós…”

Ocorreu entre os dias 10 e 12 de fevereiro, na cidade de Bom Jesus da Lapa-BA, a Ampliada das Pastorais da Juventude do Brasil – PJB (PJMP, PJ, PJE e PJR) do regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). Momento em que as PJ’s se reúnem para rezar, rever, partilhar as caminhadas feitas com as juventudes do regional e onde é traçado ainda os caminhos para o futuro.

            Com a presença de 14 dioceses e animados pelo tema ”CIRANDA DA COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO”, as juventudes foram embaladas na ciranda dançar e cantar em ser Pastorais da Juventude. “uma música que ainda nos irmana e que justifica a nossa missão e doação na construção do reino…” A iluminação bíblica que nos guiou foi “E como há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois participamos todos deste único pão.” (1 Cor 10, 17)

        No primeiro dia dançamos a Ciranda da lua, da luz e das Cores, momento em que os/as jovens se apresentaram e conheceram um pouco mais da luz e cor de cada específica que colorem o regional.

            No segundo dia, logo no despertar dançamos a Ciranda do sol onde rezamos e fomos abençoados para seguir as atividades que se estenderiam por todo o dia. Logo a seguir, com a presença do bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa e bispo referencial para a juventude do NE3, Dom Walmor César Teixeira, a ex-secretária nacional da PJ, Hildete Emanuele e com mediação do articulador regional da PJB, Eric Gamaliel, foi realizada uma mesa redonda com o objetivo de traçar um olhar sobre o caminho da PJB no regional.  Inicialmente, Eric Gamaliel iniciou fazendo uma retomada deste primeiro à frente da articulação, o caminho percorrido desde a Ampliada 2011 em Vitória da Conquista até aqui.

Ambos os palestrantes começaram a sua reflexão a partir da sua caminhada pastoral. Hildete trouxe as flores do caminho, os milhares de jovens do Brasil que buscam evangelizar e serem evangelizado. São milhares de vidas jovens que são apaixonados e não medem esforços para ir ao encontro do Cristo. São jovens que se esforçam, mesmo sem condições financeiras para viajar, comer, mas que se tornam alimento para superar as dificuldades da caminhada da evangelização. ”A PJB regional é única na sua mística, no seu aconchego, no seu jeito de rezar. Precisamos mostrar isso para o Brasil, para a América Latina.”

Dom César retomou a sua juventude, na qual acompanhou e viveu a emoção dos muitos momentos históricos que a juventude do Brasil passou até chegar nesta organicidade atual. Sobretudo as pastorais da juventude que sofreu inúmeras mudanças na sua caminhada. Mas dois momentos se destacaram na fala de Dom César, primeiro, “O que nós iremos fazer com os milhões de jovens de nosso regional que não estão inseridos na caminhada da Igreja?” fazendo uma referência ao grande número de jovens que ainda não estão inseridos na caminhada do Reino de Deus e que os jovens evangelizadores das pastorais precisam atingi-los. O segundo momento importante da sua fala foi quando tratou da necessidade de uma aproximação maior entre a juventude e os bispos. “É preciso se aproximar, afetivamente, intelectualmente… É preciso conquistar alguns bispos e alguns jovens também.” Para este momento Dom César encerrou sua fala com uma frase de Dom Bosco, “Basta que sejais jovens para que eu vos ame” Dom Bosco.

            O encontro seguiu com a assessoria temática feita por Hildete Emanuele, onde os/as jovens entraram de fato na Ciranda da Comunhão e Participação. Com muita dinâmica e mística que as PJ’s do regional possuem, os/as jovens participantes da Ampliada refletiram sobre a linda experiência de viver em comunhão pastoral. Ao fim do segundo dia, embalados com cantos que animam a caminhada do povo de Deus, dançamos a Ciranda da Terra e das águas às margens do rio São Franscisco, o Velho Chico. Momento também muito marcante da mística que as PJ’s do regional puderam vivenciar. Seguimos em caminhada pelo chão místico e carregado de muita fé da cidade de Bom Jesus da Lapa rumo à gruta do Bom Jesus, onde celebramos e renovamos a nossa fé. Celebração esta que foi presidida por Dom César. À noite dançamos a Ciranda da Partilha e da alegria.

No último dia de Ampliada, ainda embalados pelas cirandas que tanto animam a caminhada pastoral houve o momento das pastorais se reunirem de forma mais particular para traçar metas e avaliar a caminhada, seguido dos encaminhamentos para o calendário 2012, o Projeto Político Pastoral – PPP, o Curso de Formação de Assessores – CUFA regional a ser realizado entre os dias 23 a 26 de fevereiro na cidade de Feira de Santana, o processo de criação do Centro de Juventude do regional, o site da PJB, a Jornada Mundial da Juventude.

 Escrito por: Deisy Rocha Farias.

Autor/Fonte: Teias da Comunicação – NE3

Anúncios
  1. #1 por Arilda Rufino da Rocha em 28 de fevereiro de 2012 - 21:19

    No Regional mais lindo do Brasil, todos se dão as mãos numa ciranda de fé e alegria. Onde cada um vive com sabedoria os erros e acertos das nossas queridas PJ’s. Como é bom fazer parte do Ministério de assessoria desse regional. A PJB no Regional NE3 é a ciranda mais linda que se pode ver, pois nela há muito de nós, e tudo de Cristo. O Cristo jovem que caminha lado a lado conosco. E que não nos deixa sair da ciranda da comunhão e participação. Nossa ampliada fpi lindaaaa. Isso aí, galera. Valeu Deisy.

    Axé a todos!!!

    Arilda Rufino
    Diocese de Barra
    Articuladora PJB Região Pastoral 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 3 outros seguidores

  • Postagens & Páginas mais populares

  • Visitantes

    • 2,861
  • Tags

  • fevereiro 2012
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    272829  
  • IGREJA VICARIAL

  • Belo Campo

  • Cândido Sales

  • RSS Feed desconhecido

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Mais Acessados

    • Nenhum